Como reduzir custos com frete?

Confira dicas para reduzir custos com frete e otimizar os processos logísticos com tecnologia

Os processos logísticos são essenciais para qualquer empresa que trabalhe com entrega de produtos. Assegurar a qualidade e cumprir os prazos são detalhes fundamentais para que a companhia se mantenha com uma boa reputação no mercado e garanta a satisfação dos seus clientes. Por isso a logística é um dos principais fatores que impactam na experiência do consumidor.

Para manter um bom posicionamento diante da concorrência, é essencial que todo o processo logístico esteja alinhado com os outros setores da empresa, que haja uma preocupação coletiva com o aumento da performance e claro, com o bom desempenho da operação. Isso inclui entregas pontuais e que respeitem o prazo, agilidade no transporte e claro, qualidade no serviço prestado. Mas como garantir fretes rápidos sem aumento no custo da operação?

A tecnologia pode ser uma ótima aliada nessa missão de melhorar os processos logísticos e otimizar os processos internos. Separamos alguns passos que podem transformar a sua operação e reduzir os custos com frete. Confira como garantir os melhores resultados e diminuir os custos:

Rotas estratégicas de entrega

Roteirizar as suas entregas é uma ótima solução para garantir produtividade e otimizar as entregas, fazendo uma definição prévia do roteiro e encaixando o itinerário do frete de acordo com o número de veículos disponíveis e as exigências de horário e o custo operacional de cada entrega.

Além de reduzir a quantidade de km percorridos, com rotas estratégicas você também reduz os custos com combustível, potencializa a produtividade e diminui o tempo de entrega.

Monitoramento de entregas

O monitoramento de entregas é outro recurso que garante que gargalos e falhas sejam detectados para que o processo seja otimizado e fique cada vez mais redondo, evitando problemas de entrega, atrasos e etc.

No monitoramento de entregas, é possível ter mais controle sobre as mercadorias, evitando roubos, extravios, desvios de rota e atrasos.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são métricas usadas para medir e avaliar o desempenho dos processos mais importantes de uma empresa. Por meio deles, é possível identificar os aspectos positivos e os que precisam ser melhorados.

Na logística, podemos dar como exemplo o que mais faz sentido, como: tempo de entrega, número de entregas realizadas, custo por item, taxa de extravio e etc.

Leia também: A importância do tracking de entregas para a operação logística

Integre os setores

Para que tudo funcione e para que as operações garantam o sucesso, é preciso que todas as áreas estejam alinhadas em um mesmo objetivo. Se toda a empresa estiver alinhada e trabalhando em conjunto, todos os serviços prestados serão de maior qualidade, resultando na maior satisfação do cliente.

Tenha um sistema especialista

Contar com um sistema especialista significa selecionar sempre o melhor transportador para cada demanda com o menor custo. O software cruza dados de várias transportadoras, simplificando a escolha do transporte para cada mercadoria. Além disso, os algoritmos da ferramenta conseguem identificar as melhores rotas para cada entrega. Na prática, sua empresa pode reduzir em média de 10% a 20% os gastos com transporte.

O sistema de TMS embarcador também com ferramentas de produtividade, como envio automático de mensagens aos clientes e demais parceiros da cadeia logística, promovendo a transparência de todo o processo. Essa solução pode ser usada por operadores logísticos, por empresas que utilizam transportes de terceiros ou que possuem frota própria.

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