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BPM: entenda o que é e qual a importância para o seu negócio

Tudo o que você precisa saber sobre business process management e como esse conceito transforma os negócios

BPM é a sigla para Business Process Management, que significa “Gerenciamento de Processos de Negócios”. Seu maior objetivo é ampliar a competitividade do negócio, otimizando ao máximo a produtividade dos colaboradores. Para isso, a colaboração da tecnologia é essencial, pois reduz ao mínimo o risco humano, aumenta a velocidade de execução, além de fornecer um panorama rico em dados e diversos pontos de vista para a direção da organização.

Isso significa que as decisões se tornam muito mais rápidas e assertivas, pois você pode ter acesso a um olhar embasado e seguro com apenas alguns comandos. Ou seja, em poucas palavras, BPM é essencial para qualquer empresa que queira crescer e se destacar em seu ramo de atuação.

Com isso, o intuito principal deste tipo de solução é alcançar os objetivos das empresas, independentemente do tamanho delas: pequeno, médio ou grande porte.

A importância do BPM na gestão dos processos

A gestão de processos utilizando o BPM traz organização e estrutura para as ações, garantindo que as atividades sejam executadas de maneira mais otimizada. Dessa forma, podemos dizer que o BPM facilita a implementação de certas práticas dentro das corporações como:

  • Organização dos processos em torno de resultados e não de tarefas, garantindo que o foco seja mantido;
  • Correção e melhoria dos processos antes da automação;
  • Padronização de processos em toda a empresa, para que possam ser facilmente entendidos e gerenciados, diminuindo erros e riscos;
  • Habilitação da melhoria contínua para que as mudanças possam ser estendidas e propagadas ao longo do tempo;
  • Melhoria dos processos existentes, em vez de criar novos.

Os benefícios do BPM nas empresas

A seguir, separamos os principais benefícios que o BPM possibilita às empresas e as melhorias que esse tipo de processo pode trazer:

Controle

Utilizando indicadores de desempenho (KPI’s), que mostram a performance da empresa em relação aos processos, promove controle sobre a qualidade. É uma forma simples de acompanhar os andamentos das atividades na empresa.

Agilidade nos processos

Automatizando os processos repetitivos do negócio, você consegue ganhar muita agilidade. Ele direciona de forma automática o trabalho que necessita ser feito. Dessa forma, traz visibilidade dos processos para a equipe.

Aumento da produtividade

Ao facilitar os fluxos de trabalho, eliminar barreiras e conscientizar os colaboradores, você pode aumentar a produtividade da sua equipe. Além disso, ao padronizar e demonstrar o funcionamento de todos os processos, é possível evitar retrabalhos e falhas de comunicação.

Redução de custos

Tornando seus processos mais eficientes os seus custos operacionais diminuem e seus resultados são melhorados. Assim, é possível reduzir seus custos e sua empresa acaba se tornando mais competitiva no mercado.

Transparência nos processos

Planificando seus processos, todos os colaboradores estarão cientes de suas atividades e poderão efetuá-las com mais qualidade. Além disso, a melhoria na comunicação interna da sua equipe acaba criando mais empatia entre eles.

Resultados mais rápidos

Com fluxos de trabalho mais fluídos, os processos da empresa se tornam mais ágeis. Por isso, organizações com BPM conseguem entregar mais em menos tempo, aumentando a satisfação e gerando valor para o cliente.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre BPM

Como implantar o BPM?

Antes de implementar o BPM, é preciso focar na mudança cultural da empresa, garantindo que os colaboradores se sintam integrados e parte desse novo processo.

Depois que todos estiverem integrados ao processo, acontece o monitoramento, que vai acompanhar os primeiros insights durante as primeiras execuções do novo fluxo de trabalho. Assim, é preciso usar as métricas adequadas e avaliar se não há gaps que possam comprometer a agilidade e a fluidez das atividades.

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