Benefícios flexíveis

Neste post, te contamos porque benefícios flexíveis são uma ótima opção para oferecer aos colaboradores. Acompanhe!

Vivemos na era da flexibilidade. Hoje as pessoas não buscam apenas um salário que corresponda às suas expectativas como também prestam muita atenção nos benefícios flexíveis e vantagens oferecidos por cada empresa.

Com a pandemia, um movimento que cresceu e ganhou força no Brasil foi do teletrabalho e do home office. Porém, além de opções de trabalho à distância, os benefícios também têm pesado cada vez mais como fator decisivo na hora de um candidato aceitar uma posição em uma empresa.

Com essa alta demanda por benefícios para públicos diferentes, surgem os benefícios flexíveis, com o objetivo de entregar um complemento salarial aos colaboradores, que façam sentido diante dos desejos e necessidades de cada um.

O que são benefícios flexíveis?

A flexibilização é uma característica dos planos de benefícios em que o colaborador pode tomar decisões dentro de opções preestabelecidas. Isto é, assim como o home office dá mais flexibilidade para definir horários de trabalho, os benefícios flexíveis entregam autonomia para o profissional montar seu próprio pacote.

Na prática, o processo ocorre a partir de uma regra de distribuição e um inventário de vantagens. Assim, a empresa dispõe inúmeras possibilidades para o colaborador, que indica quais são as suas prioridades, abrindo mão de algumas certas opções em proveito de outras.

Já o inventário, é a lista com as opções disponíveis para o colaborador. Aqui, o grande desafio é aumentar a variedade de benefícios flexíveis. Os exemplos do que pode ser incluído no catálogo da empresa são os mais diversos:

  • auxílio-alimentação;
  • auxílio-creche;
  • auxílio-combustível;
  • auxílio-cultural;
  • cartão de viagem;
  • custeio de atividades de lazer;
  • custeio de academia, dança, artes marciais e outras atividades físicas;
  • custeio de educação;
  • descontos em produtos e serviços;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • seguro de vida.

As vantagens dos benefícios flexíveis para as empresas

Além de potencializarem positivamente a experiência do colaborador com a empresa, os benefícios flexíveis também têm uma força muito grande quando falamos de marca empregadora e redução de turnover.

Satisfação dos colaboradores

Com a possibilidade de personalizar os benefícios de acordo com os próprios interesses, a satisfação dos colaboradores com o trabalho aumenta. Essa melhoria, em conjunto com o alinhamento de valores, a qualidade de vida e a perspectiva de crescimento, será importante para construção de um excelente lugar para trabalhar.

Atração e retenção de talentos

Além disso, também é possível criar uma proposta de valor para os funcionários, aumentando a competitividade para manter os melhores profissionais. Resumidamente, há mais chances de atingir o objetivo dos programas de benefícios: proteger o capital humano da empresa, atraindo e mantendo talentos.

Redução do turnover

A permanência de talentos tem reflexos no turnover. Quanto mais pessoas quiserem trabalhar na empresa e maior a competitividade da proposta para o colaborador, menor será a necessidade de mexer nos quadros da organização para suprir a saída de profissionais.

Incentivo à produtividade

Também existem bons incentivos para que as pessoas sejam mais produtivas. Os colaboradores dedicam cerca de 1/3 de seus dias para a empresa, e os retornos oferecidos são importantes para motivar e fazer esse investimento valer a pena.

Ofereça Wiipo Flex, a tendência dos benefícios flexíveis!

Oferecer liberdade de escolha para que os colaboradores gerenciem seus próprios benefícios tem sido uma prática cada vez mais comum no meio corporativo. Essa autonomia significa para o mercado uma atenção especial das empresas com aquilo que realmente é prioritário para seus colaboradores. O assunto se tornou ainda mais evidente durante a pandemia, período em que os modelos de trabalho sofreram alterações drásticas e muitos colaboradores passaram a exercer home office. Para esses trabalhadores, vale transporte ou até mesmo vale refeição perderam sua utilidade.

A experiência de uso diferenciada oferecida pelo Wiipo Flex atende uma diversidade de serviços que vão desde os mais tradicionais (alimentação, mobilidade) até os mais inovadores (casa e construção, beleza, pet shop, lazer) e qualquer outro que a empresa queira tornar disponível.

O Wiipo Flex ainda dispõe de: aplicativo, portal de gestão para o RH, integração ao HCM (software de Gestão de Pessoas), Vale Alimentação e Refeição intercambiáveis, fundos automatizados, antecipação salarial e bolsos personalizáveis.

Quer disponibilizar benefícios flexíveis para os seus colaboradores? Fale com nossos especialistas

Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.
Gestão Empresarial
Entenda as mudanças propostas na reforma tributária no Brasil e os benefícios que elas podem trazer para as empresas.
Gestão Empresarial
Descubra como tornar a gestão de compras mais eficiente e inteligente. Aprenda técnicas e estratégias para melhorar seus processos de compra.
Gestão de Pessoas
Desvende mitos e verdades sobre benefícios flexíveis. Saiba como implementar independentemente do tamanho da sua empresa.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!