4 dicas de redução de custos para empreendedores

Neste post, te contamos algumas dicas de ouro que podem te ajudar a reduzir os custos do seu negócio sem abrir mão de resultados e de produtividade.

Dizer que o mercado está a cada dia mais competitivo é repetir algo que você com certeza vai dormir e acorda pensando todos os dias. “Como fazer a redução de custos para os empreendedores?” ou “Como potencializar a minha produtividade sem aumentar custos e até mesmo diminuí-los?” Essas são perguntas que acompanham empresários e gestores de empresas 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Além de ser financeiramente vantajoso, ações como essa são questão de sobrevivência para qualquer empresa. Por isso, separamos quatro dicas para reduzir os custos da sua empresa de forma inteligente, sem alterar a margem de lucro do seu negócio. Vem com a gente!

Tudo começa com a estratégia

Existem várias ações que você pode adotar para conseguir a redução de custos para empreendedores. Contudo, independentemente de quais sejam, se elas não forem estratégicas e pensadas para atender às necessidades do seu negócio, nada irá funcionar.

Hoje, já existem milhares de plataformas online que permitem automatizar praticamente qualquer tarefa. Mas é preciso entender quais delas realmente vão fazer a diferença para reduzir custos e aumentar a sua eficiência. Atualmente, existem softwares de e-mail, comunicação, gestão, análise de métricas, financeiro, contabilidade, nota fiscal eletrônica e muito mais. Tudo 100% online.

1. Automatize atividades repetitivas

Sabe aquelas tarefas que precisam acontecer diariamente na sua empresa, que consomem um tempo precioso dos seus colaboradores e que poderiam ser automatizadas? Colocar algumas ações em “piloto automático” pode fazer toda a diferença para o seu resultado. 

2. Aposte em softwares SaaS

Softwares SaaS, também conhecidos como Softwares as a Service, ou seja, Software como Serviço, é um dos modelos de negócio mais interessantes para quem vende pela internet. 
As empresas SaaS oferecem soluções que você contrata online e faz um pagamento recorrente, podendo ser mensal, trimestral, anual, etc. Os sistemas são práticos e preparados para atender as demandas de cada empreendedor. E o melhor: possuem um custo bem mais baixo do que se for implementar algo internamente.
Um exemplo prático disso são os sistemas de gestão empresarial da Sancon. Uma solução segura para destacar o seu negócio em um mercado competitivo, de forma planejada e efetiva em compliance com a legislação.

3. Tenha boas práticas de logística

Qual o processo de entrega da sua empresa? Hoje a experiência do cliente é um dos fatores mais influentes na decisão de compra das pessoas. Falhas com atrasos e erros no envio de entregas podem ser irreversíveis na perda de clientes. Assim, é essencial um bom planejamento logístico!

Manter a organização do estoque, ter estratégias de retenção e fidelização de clientes e oferecer experiências diferentes, como disponibilizar descontos exclusivos, podem, por exemplo, ajudar a aproximar as pessoas da sua marca e aumentar o nível de satisfação do cliente.

Com a Gestão de Fretes da Sancon é possível acompanhar todo o fluxo logístico, do recebimento à expedição. Controle fretes, frotas e visualize entregas em tempo real. Reduza o tempo de movimentação dos produtos no armazém e ganhe produtividade.

4. Busque profissionais qualificados

A alma de qualquer negócio são as pessoas. Parece óbvio, mas é preciso falar que nenhum negócio decola se não houverem pessoas qualificadas e realmente boas no que fazem por trás da sua empresa. Quando falamos de corte de gastos, precisamos pensar que demissão também gera despesas. Assim, investir na retenção de talentos também é reduzir custos.

Por isso, quando for buscar alguém para o seu time, foque na qualificação desse profissional, valorize-o e faça ele se sentir importante para o desenvolvimento do negócio.

Conte com o melhor sistema de gestão do Brasil

Agora que você já entendeu tudo sobre sistemas de gestão, que tal contar com o melhor do Brasil? O sistema de Gestão Empresarial ERP da Senior foi desenvolvido para potencializar a gestão da sua empresa. Com ele, você tem em mãos um software completo e eficiente, que diminui processos, agiliza a tomada de decisão e gera resultados precisos. Tudo isso de forma prática, automatizada, especialista e simplificada, facilitando sua gestão.

O sistema ERP Senior é a solução segura para destacar o seu negócio em um mercado competitivo, de forma planejada e efetiva. Ele entrega à sua empresa mais agilidade através de tecnologias que automatizam jornadas e que é sustentado por inteligência artificial embarcada, sendo a única solução do mercado com assistente virtual nativo da solução.

Tenha insumos para a tomada de decisão e mais tempo para analisar o que realmente importa: os seus resultados em tempo real. Fale com um de nossos especialistas

Acesso e segurança
Descubra a importância da gestão de não conformidades e como transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua.
Gestão de Pessoas
Entenda como funcionam as férias trabalhistas e aprenda a organizar o calendário de férias da sua empresa de acordo com a CLT.
Logística
Descubra como evitar erros comuns na gestão de frotas com nosso guia completo. Aprenda sobre manutenção, controle de combustível, e como um TMS pode otimizar sua operação.
Gestão de Pessoas
Explora a questão da desigualdade salarial no Brasil, a importância da Lei de Igualdade Salarial e seus impactos.

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!