Tudo o que você e sua empresa precisam saber sobre o Crédito do Trabalhador, o novo consignado
O consignado do governo já está funcionando e promete ser uma opção de crédito mais acessível para os trabalhadores. Mas o que isso significa para as empresas? Como esse modelo de crédito pode impactar a relação com os colaboradores? Vamos entender melhor essa modalidade e quais são os pontos de atenção para as organizações.
O que é o novo consignado do governo?
O Crédito Consignado para Trabalhadores do Setor Privado, também chamado de Crédito do Trabalhador, é uma linha de empréstimo com desconto direto na folha de pagamento, garantindo condições mais vantajosas, como juros reduzidos.
Essa modalidade foi criada para oferecer uma alternativa mais segura e acessível em relação a outras opções de crédito.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são debitadas no salário do colaborador por meio do eSocial.
Quem pode solicitar o crédito consignado?
O “Crédito do Trabalhador” está disponível para todos os trabalhadores de carteira assinada somente na Carteira de Trabalho Digital. Já a partir de 25 de abril, todos os bancos poderão ofertar o crédito através das suas plataformas digitais.
Os empregados não poderão comprometer mais de 35% do seu salário para pagar as prestações do consignado.
Para acessar o crédito, através da Carteira Digital do Trabalho, na aba Crédito do Trabalhador, o interessado autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A partir daí, ele recebe ofertas em até 24h, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal do banco. O empregado pode usar até 10% do saldo no FGTS para garantias ou ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.
Só no primeiro dia da implementação, foram simulados mais de 7 milhões de pedidos de empréstimos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Quais são os impactos para as empresas?
As empresas têm um papel fundamental na viabilização desse crédito, pois precisam firmar convênio com os bancos autorizados. Veja os principais pontos de atenção:
Adesão voluntária: A adesão ao sistema é opcional para empresas e trabalhadores. Cada empregador decide se oferece essa opção de crédito, dependendo de suas políticas internas.
Retenção na folha de pagamento: Os descontos das parcelas são feitos automaticamente no salário do trabalhador, reduzindo riscos de inadimplência.
Limite de comprometimento: O valor das parcelas não pode ultrapassar um percentual da remuneração do colaborador, garantindo sua estabilidade financeira.
Possibilidade de melhor relacionamento: Empresas que oferecem soluções financeiras acessíveis tendem a ter maior satisfação e retenção de talentos.
Consignado do governo x Crédito direto pela empresa
Apesar das vantagens do consignado, muitas empresas optam por disponibilizar opções de crédito interno, assim, garantindo maior flexibilidade e menos burocracia.
Algumas empresas podem temer que, ao oferecer crédito interno, seus colaboradores acabem se endividando. Ocorre que, se a empresa não oferecer essa opção, os trabalhadores podem recorrer a créditos bancários com juros mais altos. Quando o crédito é oferecido pela empresa, pode tornar o processo menos burocrático e mais controlado.
Oferecer crédito consignado para os colaboradores pode trazer benefícios para a empresa e para os funcionários.
Benefícios para a empresa:
- Redução do risco de inadimplência, pois os pagamentos são descontados diretamente do salário.
- Possibilidade de oferecer taxas de juros mais baixas do que bancos tradicionais.
- Menos burocracia e dependência de bancos, permitindo condições mais flexíveis.
- Maior satisfação e engajamento dos colaboradores, melhorando a retenção de talentos.
Para os colaboradores:
- Facilidade no pagamento, com desconto automático na folha de pagamento.
- Acesso simplificado ao crédito, sem necessidade de longos processos de aprovação.
- Menos risco de endividamento excessivo, pois o crédito segue limites estabelecidos.
- Maior tranquilidade financeira, contribuindo para o bem-estar e produtividade.
Como implementar uma política de crédito eficaz para os colaboradores?
A Sancon pode ajudar sua empresa a se adequar à nova medida provisória, oferecendo uma solução que beneficia o colaborador e reduz demandas operacionais para a empresa.
Conheça o Wiipo: Uma solução 100% integrada ao ERP e HCM Senior. Junte-se à transformação digital com holerites e informes de rendimentos 100% on-line para seu colaborador, via app Wiipo. Além disso, economize recursos financeiros ao otimizar a rotina operacional da sua equipe e ganhe tempo ao adotar soluções mais eficientes.
Fale com um dos nossos especialistas e prepare sua empresa para atender ao Crédito do Trabalhador!
Fonte: Governo Federal