O primeiro passo é conhecer as diferenças entre um e outro e saber em quais contextos o ERP on-premise é vantajoso e em quais contextos um ERP na nuvem é o mais adequado.
O que é ERP em nuvem?
Um ERP na nuvem é também chamado de ERP SaaS (Software as a Service) e é fornecido como um sistema por assinatura. Por não exigir instalação, pode ser acessado em qualquer dispositivo que tenha acesso a internet.
SaaS (ou Software as a Service – software como serviço) significa que o software é vendido como um serviço, não como um produto, de forma que, em vez de comprar licenças de uso, você paga apenas uma mensalidade para utilizar o software.
Ou seja: basicamente, a modalidade SaaS oferece uma solução pronta na nuvem, sem necessidade de instalação e utilização de recursos da infraestrutura de TI do cliente. Simplesmente, basta criar a conta, fazer as parametrizações dos sistemas e os usuários já podem utilizar a ferramenta. Diferentemente do modelo on-premise, em que o cliente é responsável pela aquisição, instalação e manutenção da infraestrutura de hardware e software.
Com esse modelo, sua empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. O acesso é fácil e simples: apenas é necessária a conexão com a internet.
O que é ERP on-premise?
O ERP on-premise é instalado fisicamente no hardware e servidores de sua empresa. Sendo assim, é gerido por seu time de TI interno.
Principais diferenças entre um ERP on-premise e um ERP em nuvem
Instalação
A instalação de um ERP on-premise é feita no próprio servidor e hardware da empresa. Isso exige uma equipe especializada para deixar o sistema funcionando e realizar as constantes customizações e atualizações.
O ERP na nuvem não necessita de instalação e pode ser acessado em smartphones, tablets e computadores. A instalação é oferecida em forma de uma prestação de assinatura.
Custos básicos
Um ERP na nuvem tem custos previsíveis. Como o serviço é oferecido por assinatura, é possível saber o valor a ser pago mensalmente e, ainda, prever os aumentos, na hipótese de expansão. A aquisição é feita por meio de um contrato que estabelece todos os custos adicionais sobre serviços como treinamento da equipe, suporte no ERP, atualizações do sistema e recursos necessários tanto para a instalação quanto para a manutenção.
Um ERP on-premise, além de necessitar da aquisição do sistema, demanda investimento na infraestrutura do servidor, a fim de tornar possível a sua utilização e armazenamento. Ademais, existem algumas despesas de atualizações com relação a operações de TI, para manter o sistema funcionando. Assim, os custos podem ser menos previsíveis ao longo do tempo.
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