Vivemos a era do digital. A maioria das documentações, hoje em dia, deixaram de ser analógicas e se transformam em processos digitais muito mais rápidos, seguros e automatizados. O mesmo acontece com a troca de arquivos entre bancos e empresas quando se trata de títulos a receber, processo conhecido como cobrança escritural.
O que é cobrança escritural?
A cobrança escritural nada mais é do que um método automatizado de cobrança de títulos, que é feito através de banco e dispensa a emissão de boletos ou qualquer outro tipo de papel. O principal objetivo da cobrança escritural é gerar uma cobrança bancária totalmente digital.
Assim, podemos definir a cobrança escritural como um conjunto de operações integradas que faz a troca de informações entre o sistema de uma empresa e os sistemas das instituições financeiras parceiras, no caso, bancos. É através da cobrança escritural que são feitas operações de cobrança dos títulos da empresa.
Como funciona a cobrança escritural?
Como mencionamos, a cobrança escritural elimina completamente o uso de papel na empresa. Dessa forma proporciona uma gestão financeira muito mais completa e precisa das “contas a receber”.
O processo funciona da seguinte forma:
1. Através de um modem ou da internet, a empresa encaminha ao banco as informações dos títulos que tem a receber.
2. O próprio banco emite os boletos e faz a entrega aos sacados ou então gera a entrega dos mesmos eletronicamente.
3. Posteriormente, o banco retorna os arquivos para a empresa informando a situação atual do boleto. Por exemplo, o que foi pago e o que está em atraso.
4. A empresa que utiliza a cobrança escritural paga uma tarifa por esses serviços. Porém, este é um investimento que vale a pena, já que com a ela é possível reduzir custos operacionais e diminuir bastante o tempo e os esforços gastos com essas operações. Falamos mais destas vantagens a seguir!
As vantagens da cobrança escritural para as empresas
Já sabemos que processos não automatizados geralmente necessitam de muito mais tempo para serem executados. Além disso, nos deixam sujeitos a um maior percentual de erros, o que sempre representa um risco e gastos para a empresa. Assim, essa nova modalidade de cobrança é uma solução eficaz para quem deseja agilizar o processo de cobrança e economizar tempo quando falamos de boleto.
Além disso, através da cobrança escritural fica muito mais fácil otimizar a gestão financeira do negócio. Minimizar a possibilidade de erros ajuda a reduzir custos também.
Com a cobrança escritural, os boletos são gerados automaticamente ao lançar a nota fiscal no ERP sem precisar fazer o envio de arquivos de remessa. O banco retorna o status dos boletos automaticamente para o sistema ERP com as informações precisas sobre o status atual da cobrança (em atraso ou pagas). Dessa forma, esse processo também reduz consideravelmente o trabalho do gestor financeiro. Assim, ele pode investir seu tempo em atividades mais estratégicas como a análise precisa e detalhada das finanças da empresa.
Por esse motivo, esse tipo de operação se tornou a queridinha do mundo corporativo e as empresas têm buscado muito por sistemas de gestão empresarial que já contem com essa operação integrada.
Otimize a gestão empresarial do seu negócio com a Sancon
A rotina de cobrança escritural da Sancon faz a comunicação eletrônica com o setor bancário através do envio e retorno das ocorrências e liquidações dos títulos automaticamente, gerando lançamentos em conta corrente da empresa e atualizando a posição financeira diretamente no sistema ERP da Senior.
Controle sua operação de ponta a ponta com foco nos resultados. Ganhe mais produtividade na execução de processos com redução de custos e aumento de resultados. Saiba mais aqui ou se preferir, clique aqui fale com a gente.