Siglas se tornam cada vez mais comuns na nossa rotina com o surgimento de novos conceitos e tecnologias. No post de hoje, vamos falar sobre CAPEX e OPEX. Se estes dois termos te causarem estranhamento e você não tem muita certeza do que se tratam, te convido a pegar um cafezinho e ler esse artigo que preparamos para você. Vamos lá!
A diferença entre CAPEX e OPEX
CAPEX é a contração de capital expenditure, e em sua tradução para o português, podemos definir como “despesas de capital ou investimento de capital”. Já OPEX vem do inglês operational expenditure, que seriam as despesas operacionais e o investimento em manutenção de equipamento.
Para entender melhor, podemos pensar no seguinte exemplo: determinada empresa possui um projeto de implementar um novo sistema de gestão empresarial – ERP, e para sua hospedagem, considera duas hipóteses, sendo a primeira delas adquirir um servidor físico e a segunda em uma hospedagem em nuvem.
A compra do servidor está ligada a um investimento de capital, ou seja, um CAPEX. Já a segunda alternativa, o outsourcing (terceirização) do serviço, se refere ao OPEX, uma vez que mensalmente a empresa terá uma despesa operacional pela utilização do serviço. Ou seja, quando falamos de OPEX estamos falando em aluguel de prestação de bens e serviços.
Um exemplo bem claro de operational expenditure (OPEX) são as assinaturas de músicas online, onde os usuários pagam um valor por mês e têm acesso a uma biblioteca com diferentes músicas. O serviço continua ativo enquanto o pagamento é feito, sendo interrompido em sua ausência.
Como escolher entre Capex e Opex ?
Em ambos os casos, temos pontos a serem considerados! O Capex por se tratar de um investimento em Ativo Imobilizado, pode ser visto com bons olhos pelos stakeholders, já que quanto mais ativos, maior o valor de mercado da empresa. Porém, é importante citar que investimentos, como o servidor que utilizamos como exemplo anteriormente, demanda de uma grande saída inicial de caixa da empresa e após determinado tempo, necessitará de reparos e melhorias, além de sofrer a boa e velha depreciação.
Com o OPEX, por sua vez, a empresa não fará qualquer investimento, e sim, contabilizará mensalmente no balancete o gasto como um custo ou uma despesa. A vantagem nesse caso é que a empresa poderá fazer dedutibilidade tributária. O OPEX também oferece uma atualização constante e adaptação às novas descobertas, o que permite que a empresa esteja sempre em adaptação com as mudanças do mercado. E um ponto de atenção neste caso, são os contratos de longo prazo que o serviço demanda.
Para entender a melhor opção é importante que cada empresa analise suas estratégias de negócio, e escolha a melhor modalidade de acordo com as das vantagens e desvantagens que cada uma oferece. A escolha entre CAPEX x OPEX tem um único objetivo: assegurar resultados concretos, com o menor risco possível.
Melhore os resultados da sua empresa com a Sancon
Conte com os nossos serviços para impulsionar resultados através de informações preciosas para o seu negócio. Há mais de 25 anos no mercado, a Sancon oferece as melhores tecnologias para os mais diversos segmentos. De indústrias a hospitais e de varejistas a cooperativas, temos a solução ideal para tornar o seu negócio mais rentável, ágil e dinâmico. Entre em contato com a gente para descobrirmos juntos o melhor caminho para transformar a sua empresa
Escrito por Gabrielle Michelon
Filha do meio e mãe de dois pinchers: o Thanos e o Grogu. Fã dos filmes da Marvel, nascida em cidade grande, mas criada no xodó do interior de Santa Catarina. Sou bacharel em Ciências Contábeis e curso Gestão da Tecnologia da Informação. Gosto de uma boa prosa e descobri meu amor por tecnologia há 4 anos atrás. Desde então liguei minhas paixões e me encontrei na área de vendas. Atualmente colaboro com a Sancon prospectando novos negócios na região do meio oeste de Santa Catarina. Nos tempos livres, amo cozinhar, estudar sobre história, filosofia e investimentos. Minha grande ambição como pessoa, é compartilhar as coisas que aprendo nesses estudos, com intuito de agregar positivamente a vida das pessoas que me cercam.